"And in the naked light I saw
Two thousand people, maybe more.
People talking without speaking,
People hearing without listening,
People writing songs that voices never share
And no one dared
Disturb the sound of silence."
Two thousand people, maybe more.
People talking without speaking,
People hearing without listening,
People writing songs that voices never share
And no one dared
Disturb the sound of silence."
Simon & Garfunkel - Sound of Silence
Não existem mais debates. Simplesmente as coisas foram ficando tão fora de orbita que os debates agora são considerados confrontos sem sentido e muitas vezes ofensivos. Porque é muito fácil debater na internet, podendo pensar atentamente na resposta, usando imagens e gifs pra defender o teu ponto de vista. Mas o fato é que 90% das pessoas que debatem na internet nunca conseguem debater pessoalmente.
Pra quem anda muito em comunidades, blogs, fóruns, e redes sociais pela internet com o intuito de debater, sabe que o que passou a ser considerado debate não passa de uma justificativa pra ofender alguém. Parte do que se considera argumento é puramente um conjunto de piadas que atinge o ponto usado pelo alvo. E da pra notar que muitas dessas pessoas só querem ver o circo pegar fogo, e prezam profundamente pela batalha que criam, e quando conseguem um numero significativo de seguidores explodem de felicidade interna.
Não e a toa que as pessoas mais famosas da internet têm como características mais marcantes o sarcasmo, a ironia, e o humor acido. Muitas das pessoas que os seguem, seguem porque tem como ferramentas de debates as mesmas que eles têm pra fazer piada. Não é difícil ver um punhado de pessoas querendo chamar atenção das (sub) celebridades no twitter com piadinhas infames e vãs tentativas de depreciar os mesmos. O mais incrível é que na vida real a realidade se inverte quase que completamente.
Ao ver dois indivíduos debatendo na rua, a maioria das pessoas considera aquilo uma briga verbal e/ou uma discussão sem sentido algum. Parece exagero? Vamos a um exemplo: Eu já vi casos de pessoas debatendo o controverso caso das cotas para negros nas universidades publicas. O debatedor X (chamaremos assim) era completamente contra as cotas, e o debatedor Y era completamente a favor. Digo completamente, pois um queria completa abolição das cotas para negros, e o outro queria uso efetivo. Eu estava junto com outro colega (chamemos de Z) analisando empolgados, o debate que se estendia com uma perfeita harmonia. Durante o debate que durara 45 minutos, 4 pessoas chegaram para mim e para Z pedindo para que encerrássemos a discussão antes que a briga piorasse. Mais que isso, 3 outras pessoas chegaram e se meteram na discussão, afirmando que o X era racista por não querer as cotas, ou o Y era racista por querer submeter os negros à humilhação de serem considerados incapazes. O mais absurdo disso tudo é que um deles era negro.
Dessa vez ouve os dois casos, pessoas que acharam que aquilo tudo não passava de uma briga boba, e pessoas que se meteram pra colocar fogo na discussão com argumentos irrelevantes e sem sentido. Isso é frequente demais, é fácil entender porque tem tanta coisa errada ultimamente. Se tu acha que uma pessoa está sendo preconceituosa por expor a opinião dela sobre um assunto, é porque tu não sabe debater, e sim criar conflitos inúteis nas tuas comunidades do Orkut. Claro, há uma diferença muito grande entre debate e agressão verbal. A pessoa tem completo direito de expor sua opinião sobre um assunto, mas não de denegrir a imagem de uma pessoa, ou conjuntos delas.
Não é desconhecido pra ninguém o famoso Jair Bolsonaro, que com muito preconceito ataca pessoas de cor, credo e sexualidade diferentes com xingamentos, humilhações e uma inadmissível falta de respeito. Procure qualquer vídeo sobre debate, logo depois algum do Bolsonaro discutindo com alguém. Você notará na hora que um debate pode falar de cor, credo ou sexualidade, mas mantendo total respeito pelos outros lados.
Ainda tem aquele velho caso, e sem duvida é o mais frequente, de pessoas que levam pro lado pessoal tudo que é dito em um debate, se ofendem com qualquer retórica e te odeiam pra toda a eternidade depois disso. É de se espantar que algumas dessas pessoas se formem, e até conseguem uma pós-graduação. Mas as UNIAlgumaCoisa estão aí pra isso né.
O assunto mais clichê do momento é o "Politicamente Correto", mas apesar de ser clichê ele é impertinente. É difícil pra uma sociedade que quer ser politicamente correta aceitar um debate como bom, pois o conflito de opiniões pode sempre gerar uma polemica, como o caso das cotas. O que é completamente absurdo, já que, a meu ver, uma sociedade politicamente correta deveria ser a favor do debate, pra informar e formar as pessoas. Ninguém cria uma opinião ouvindo pessoas falando, mas sim as ouvindo debatendo, mostrando os seus pontos, e claro debatendo também. Aceitando que perdeu aquela discussão, ou que ninguém ganhou. Um debate não tem como objetivo gerar um vencedor, embora possa acontecer, já que tu pode ver que o seu argumento não fazia sentido ou não valia a pena. Mas o importante é expor o que tu pensa, e ouvir o que o outro pensa. Isso é muito mais que direitos humanos, isso é formação de caráter e opinião.
É por isso que digo que o debate está em crise, as pessoas não sabem o que é realmente um debate, nem do que ele é formado. Preferem acreditar que a discussão é uma briga ou um ato de preconceito. Não é a toa que quando perguntamos aos jovens de hoje o porquê de gostar de alguma coisa, a melhor resposta que podemos encontrar é um deprimente "Porque é bom".

#Fato: as pessoas analisam cada vez menos as opiniões dos outros e têm aquilo que pensam como uma verdade absoluta.
ResponderExcluir