domingo, 18 de setembro de 2011

Preconceito... Musical!?

"Glamorous
Indie rock'n'roll is what I want
It's in my soul, it's what I need
Indie rock'n'roll, it's time"
                                                        The Killers - Indie Rock'n'Roll

Não é segredo pra ninguém que eu odeio forró, funk, axé, pagode e outros derivados. Mas até onde vai minha antipatia por esses estilos? Ou melhor, até onde pode chegar? Preconceito não se restringe a sexo, cor, nacionalidade, religião, classe social... na verdade eu poderia escrever um dicionário de preconceitos. Não há nada que um ser humano faça que não irá fazer outro o odiar despropositalmente. Acho que precisamos urgentemente de limites.


Com vocês, um texto de serviço publico, aqui no 100 Gambiarras.





O termo "Preconceito  Musical" não é novo, mas infelizmente tem se difundido só agora. Talvez porque só agora as pessoas tem passado dos limites. Todo mundo fala mal de um estilo musical, e isso é natural, visto que ninguém gosta de tudo. Alias, se você se diz eclético por que gosta de tudo, fique sabendo que está cometendo dois erros. Primeiro, eclético é aquele que busca mais de uma fonte/estilo pra si. Segundo, você é hipócrita. Pois tu nunca vai gostar de tudo, algo sempre vai ser ruim ou chato.

Mas não há probelma em não gostar de algo, como também não há problema em falar mal de um estilo musical. Mesmo porque muitas pessoas falam como brincadeira. Mas algumas pessoas (não são poucas) simplesmente não suportam pessoas com um gosto musical que não as agrada. Tem gente que briga, e discute sobre como essa outra pessoa tem mal gosto. Ou deixam de conversar com pessoas só por terem preferência por determinado estilo. Mas pior são os cretinos que fazem questão de (tentar) humilhar os outros pelo estilo musical. Como um metaleiro que chame de "viadinho" um cara que esteja escutando Pop por exemplo(o que ao meu ver é um duplo preconceito). Ou um forrozeiro que chame um roqueiro de "retardado" pelos simples fato de ouvir rock. Eu já presenciei umas ofenças tão sem noção que prefiro não divulgar. E foi por ver uma cena assim outro dia, que eu resolvi escrever esse post.

Repito, é normal alguém adorar criticar musica e falar mal de estilos que não gosta, tenho amigos assim. Mais especificamente um amigo assim, que escreve divinamente resenhas musicais para o blog Vinyyyl. O que não é normal, é sair ofendendo, humilhando e agredindo alguém que não compartilha do mesmo gosto.
Falar de preconceito me cansa. Pensar que as pessoas são tão retardadas a ponto de ter preconceito com musica só é pior. Infelizmente todos tem preconceito. Seja não ouvindo uma musica por ser de determinado musico/grupo. Ou atravessando a rua quando vê um menino com a roupa rasgada na mesma calçada. Felizmente, nem todos partem pra algum tipo de agressão por isso.

Bem... deixa de baixo astral... Esse assunto já deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário